Bancos estatais da China são instruídos a se preparar para intervenção no yuan, diz Reuters
O banco central da China pediu a grandes bancos estatais que estejam preparados para vender dólares pela moeda local em mercados “offshore” (fora da China continental) conforme intensifica os esforços para conter a queda do yuan, disseram quatro fontes com conhecimento do assunto.
Os bancos estatais foram instruídos a pedir às suas filiais “offshore”, incluindo as sediadas em Hong Kong, Nova York e Londres, que revisem suas participações no yuan “offshore” e garantam que as reservas em dólares estejam prontas para serem acionadas, disseram à Reuters três das fontes, que não quiseram ser identificadas.
A venda de dólares combinada com a compra de iuanes pode colocar um piso sob a moeda chinesa, que perde mais de 11% em relação à divisa norte-americana até agora neste ano e parece destinada a registrar sua maior perda anual desde 1994, quando a China unificou suas taxas oficiais e de mercado.
A escala desta rodada de venda de dólares para evitar o enfraquecimento do yuan será bastante grande, disse uma das fontes.
O Banco do Povo da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!