Bancos da zona do euro são resilientes, BCE pode fornecer liquidez se necessário, diz Lagarde

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse a líderes da União Europeia que os bancos da zona do euro são resilientes porque têm fortes posições de capital e liquidez, mas que o BCE pode fornecer liquidez se necessário, disseram autoridades da UE na sexta-feira.
Lagarde estava apresentando sua avaliação dos desenvolvimentos econômicos e financeiros aos líderes da UE, enquanto as ações dos bancos europeus caíam acentuadamente, com o Deutsche Bank e o UBS pressionados por preocupações de que os movimentos de reguladores e dos bancos centrais ainda não tenham contido os piores problemas.
“O setor bancário da zona do euro é resiliente porque tem fortes posições de capital e liquidez”, disse Lagarde segundo autoridades da UE na reunião.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
“O setor bancário da zona do euro é forte porque aplicamos a todos eles as reformas regulatórias acordadas internacionalmente após a crise financeira global”, disse ela.
“O kit de ferramentas do BCE está totalmente equipado para fornecer liquidez ao sistema financeiro da zona do euro, se necessário”, disse ela.