Bancos centrais da França e Suíça irão testar CBDC para pagamentos internacionais
Nessa quinta-feira (10), os bancos centrais da França e da Suíça, junto com o Núcleo de Inovações do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), anunciaram o início do teste com moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) de atacado para pagamentos internacionais, segundo um comunicado de imprensa.
“O Eurosistema está se envolvendo com a inovação e adaptando suas ações à forte tendência para a digitalização dos pagamentos. O Banque de France está convencido dos possíveis benefícios de uma moeda digital de banco central do atacado para fornecer segurança e eficiência máximas em transações financeiras”, disse Sylvie Goulard, vice-presidente do Banque de France, no comunicado.
Mais especificamente, os pagamentos internacionais irão acontecer entre os bancos francês e suíço. Embora o processo de testes com CBDC esteja começando, o comunicado também esclarece que esse teste não sugere que o banco central francês ou o suíço irá lançar publicamente uma CBDC em breve.
A notícia vem meses após o Banque de France ter realizado uma transação com sua própria CBDC e parece estar em dia com seus planos anteriores de conduzir testes de casos de uso para sua CBDC, previstos para acontecer neste fim de trimestre.