Bancos ainda não concluíram transferência de ativos por Brexit
Grandes bancos ainda tinham 810 bilhões de euros (US$ 970 bilhões) em ativos de mercado de capitais a serem transferidos do Reino Unido para a União Europeia no final de setembro, o que destaca a extensão das movimentações à frente enquanto as instituições ajustam as operações após o Brexit.
Bancos internacionais planejam transferir um total de cerca de 1,2 trilhão de euros em ativos para unidades europeias, disse Andrea Enria, que lidera a unidade de supervisão do Banco Central Europeu. Bancos da UE “também planejavam transferir uma quantia significativa de seus negócios de mercado de capitais” que estão no Reino Unido, disse.
O BCE e outros reguladores incentivam os principais bancos de investimento globais a concluírem os planos para fortalecer as operações na UE e assim garantir o atendimento a clientes da região.
Embora muitos bancos tenham feito avanços significativos no reforço de suas unidades, Enria sugeriu que o BCE manterá a pressão sobre as instituições para que cumpram suas promessas sobre ativos, funcionários e práticas contábeis.
Enria, que falou em painel na sexta-feira, não especificou os números por bancos ou tipos de ativos.
Vários grandes bancos planejavam avançar significativamente em suas realocações até o final de dezembro ou no início deste ano.
O JPMorgan Chase tinha planos de terminar a transferência de 200 bilhões de euros em ativos para Frankfurt no final do ano passado, enquanto o Goldman Sachs se preparava para transferir US$ 60 bilhões, segundo dados da Bloomberg no ano passado.
O Morgan Stanley queria concluir a maior parte de uma transferência de 100 bilhões de euros no primeiro trimestre, segundo informou a Bloomberg em dezembro.