Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Banco Zenith aumenta crédito com taxa de empréstimo abaixo do limiar

Bloomberg - 19/08/2019 - 11:48
Zenith Bank Nigéria
Relação entre empréstimos e depósitos ficou aquém da meta mínima do órgão regulador (Imagem: George Osodi/Bloomberg)

O Zenith Bank Plc, segundo maior credor da Nigéria em valor de mercado, planeja acelerar os empréstimos no segundo semestre, depois que sua relação entre empréstimos e depósitos ficou aquém da meta mínima do órgão regulador.

A carteira de empréstimos do banco caiu 3%, para 1,95 trilhão de naira (US $ 5,4 bilhões) nos seis meses até junho, enquanto os depósitos de clientes aumentaram na mesma porcentagem, para 3,8 trilhões de nairas. Isso elevou seu rácio empréstimos / depósitos para 51,2%, de 54,6% há um ano. 

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

O banco central da Nigéria pediu, no mês passado, que os bancos usassem pelo menos 60% de seus depósitos para empréstimos até o final de setembro, ou enfrentariam uma multa, uma vez que visam alimentar o crédito para o crescimento da economia.

“Estamos implantando de forma criativa novos produtos de crédito de varejo para garantir a captura de uma parcela razoável do mercado de empréstimos de varejo”, disse o credor em comunicado enviado por email. Um aumento no crédito também permitirá que o credor melhore sua taxa de inadimplência, que se deteriorou de 5% para 5,3%, devido à queda no crédito no primeiro semestre.

O banco com sede em Lagos disse na segunda-feira que seu lucro líquido subiu 9%, para 88,8 bilhões de naira, enquanto a receita líquida de juros caiu 7%, para 142,5 bilhões de naira.

As ações do banco subiram 2,1% para 16,95 naira às 14h18 em Lagos, a maior em quase duas semanas. Isso reduziu as perdas este ano para 26% em comparação com o recuo de 23% em um índice dos 10 maiores financiadores do país.

Última atualização por Lucas Simões - 19/08/2019 - 11:48