Banco tem dados de clientes vinculados ao Pix expostos devido a falha no sistema; entenda
O Banco Central informou que dados pessoais vinculados às chaves Pix de clientes do Banco do Estado do Pará (Banpará) foram expostos, devido a falhas em sistemas da instituição.
Segundo a autarquia, no entanto, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou outras informações sob sigilo bancário.
- Receba matérias especiais do Money Times + recomendações de investimentos diretamente em seu WhatsApp. É só clicar aqui e entrar na In$ights, comunidade gratuita.
“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, explica o BC.
Aqueles que tiveram dados cadastrais expostos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking do banco.
O Banco Central reforça que, assim como as instituições bancárias, não utilizam outros meios de comunicação aos usuários afetados, como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
Conforme o comunicado, já foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.