CryptoTimes

Banco russo afirma ter emitido o primeiro empréstimo lastreado em cripto do país

19 ago 2020, 8:34 - atualizado em 08 mar 2021, 15:26
A Rússia é considerada um país bem restritivo quando o assunto é criptoativos e, apesar da futura proibição, um banco comercial emitiu o primeiro empréstimo lastreado em cripto (Imagem: Unsplash/@parulava)

O banco comercial russo Expobank afirma ter emitido o primeiro empréstimo pessoal lastreado em cripto do país.

Kommersant, jornal comercial da Rússia, noticiou nesta quarta-feira (19) que o empréstimo, lastreado por tokens Waves, foi emitido para o empresário Mikhail Uspensky. Sasha Ivanov, fundador da Waves, confirmou essa notícia no Twitter.

O valor do empréstimo não foi divulgado. Tanzila Yandieva, chefe do departamento jurídico do Expobank, contou ao Kommersant que o empréstimo é um “cenário precedente tanto para as comunidades jurídicas como as bancárias” na Rússia.

O banco consultou advogados e especialistas cripto para este acordo e concluiu que tokens Waves são “outras propriedades”, e não tokens de pagamentos. O uso de criptoativos em pagamentos será banido na Rússia a partir do ano que vem.

Em julho, o presidente russo Vladimir Putin assinou uma lei que irá proibir criptoativos como uma forma de pagamentos no país. A lei entrará em vigor a partir de janeiro de 2021.