CryptoTimes

Banco Mundial não irá ajudar El Salvador na implementação do bitcoin como moeda

17 jun 2021, 8:02 - atualizado em 17 jun 2021, 8:02
El Salvador queria que o Banco Mundial fornecesse assistência técnica na implementação do bitcoin, mas não teve seu pedido aceito (Imagem: Reuters/Johannes P. Christo)

O Banco Mundial rejeitou o pedido do governo de El Salvador em ajudar a implementar o bitcoin (BTC) como a moeda corrente do país.

Nessa quarta-feira (16), a Reuters noticiou que a credora internacional está preocupada com as questões ambientais e de transparência do bitcoin.

“Estamos comprometidos em ajudar El Salvador de diversas formas, incluindo em processos monetários transparentes e regulatórios”, disse o Banco Mundial à Reuters.

“Embora o governo tenha nos procurado atrás de nossa assistência sobre o bitcoin, isso não é algo que o Banco Mundial possa dar apoio, dadas as falhas ambientais e de transparência.”

El Salvador solicitou “assistência técnica” ao Banco Mundial, segundo Alejandro Zelaya, o ministro das Finanças do país. Agora que a solicitação foi rejeitada, o cronograma de aceite do bitcoin pelo país daqui a três meses pode ser impactado.

No início de junho, El Salvador se tornou o primeiro país a classificar o bitcoin como moeda corrente, junto com o dólar americano, após o Congresso Salvadorenho ter aprovado a proposta do presidente Nayib Bukele de implementar a criptomoeda.

Na semana passada, o Fundo Monetário Internacional (FMI) também disse ter encontrado “questões macroeconômicas, financeiras e jurídicas” na adesão do bitcoin em El Salvador. Porém, segundo Zelaya, o FMI não era “contra” a implementação do bitcoin.