Internacional

Banco Mundial aponta otimismo sobre alívio a dívidas de países mais pobres

12 abr 2020, 17:08 - atualizado em 12 abr 2020, 17:08
O Banco Mundial e o FMI emitiram seu pedido de alívio para o pagamento de dívidas em 25 de março (Imagem: REUTERS/Yuri Gripas)

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, disse na sexta-feira estar confiante no progresso de sua ação conjunta com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para uma paralisação temporária nos pagamentos bilaterais oficiais das dívidas dos países mais pobres do mundo.

Malpass disse que a proposta será discutida na próxima semana por autoridades financeiras das economias do Grupo dos Sete (G7) e do Grupo dos 20 (G20), e ele espera um “amplo aval” do Comitê Conjunto de Desenvolvimento do Banco Mundial e FMI, composto por 25 membros, em reunião na sexta-feira.

“Os pobres do mundo estão olhando para a comunidade internacional para mostrar liderança decisiva no alívio de dívidas, e estou confiante no progresso”, disse ele em uma publicação no LinkedIn.

O Banco Mundial e o FMI emitiram seu pedido de alívio para o pagamento de dívidas em 25 de março. A iniciativa ganhou apoio significativo na semana passada, incluindo do Instituto de Finanças Internacionais, um grupo que representa mais de 450 bancos globais, fundos de hedge e outras empresas financeiras.

A proposta pede que a China e outros grandes credores suspendam a cobrança da dívida dos países da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID) a partir de 1º de maio, liberando recursos para que eles lutem contra a pandemia. Os países da AID abrigam um quarto da população mundial e dois terços da população mundial vivendo em extrema pobreza.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar