Economia

Banco Interamericano de Desenvolvimento venderá ativos russos

07 mar 2022, 19:59 - atualizado em 07 mar 2022, 19:59
BID
O BID não tem ativos da Rússia em seus balanços, mas seus planos de pensão detêm 9 milhões de dólares em ativos russos (Imagem: REUTERS/Carlos Jasso)

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) planeja retirar os ativos russos dos seus planos de pensão e proibir a Rússia de observar as reuniões anuais do banco, disse uma fonte familiarizada com o assunto.

O conselho do banco de desenvolvimento da América Latina e do Caribe deve aprovar os planos em uma reunião nesta segunda-feira, à medida que a guerra na Ucrânia se intensifica e as instituições financeiras internacionais se distanciam cada vez mais da Rússia.

O BID não tem ativos da Rússia em seus balanços, mas seus planos de pensão detêm 9 milhões de dólares em ativos russos, disse a fonte. “O BID planeja se desfazer deles o mais rápido possível”, afirmou.

A Rússia não é membro do BID, mas recebeu permissão para participar como observadora nas reuniões anuais do banco com 48 membros.

O Banco Mundial interrompeu na semana passada todos os programas na Rússia, e o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Berd) disse que suspenderia indefinidamente a Rússia e Belarus do acesso ao seu financiamento.

A Ucrânia fez no domingo um pedido formal aos Estados Unidos e A outros governos estrangeiros para encerrar a participação da Rússia e de Belarus no Fundo Monetário Internacional (FMI) e no Banco Mundial.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar