Banco Inter libera pagamento por WhatsApp para seus clientes sem taxas
Os clientes do Banco Inter (BIDI11) agora contam com mais uma funcionalidade: o pagamento por WhatsApp. A partir desta terça-feira (4), o serviço de pagamentos do aplicativo começará a ser disponibilizado gradativamente para os usuários, permitindo a transferência de dinheiro para parentes e amigos.
A mudança ocorre após o WhatsApp relançar seus serviços de transferência de dinheiro entre indivíduos no Brasil, depois de ter sido bloqueado pelo Banco Central há quase um ano.
“O objetivo do Inter é simplificar todos os aspectos da vida diária, na qual os pagamentos desempenham um papel importante. Acreditamos em maneiras fáceis e seguras de fornecer soluções de pagamentos para nossos clientes, e usar o WhatsApp para fazer isso é uma ótima experiência do usuário”, diz Ray Chalub, COO do Inter.
Os pagamentos no WhatsApp são processados pelo Facebook Pagamentos e pela Cielo (CIEL3), habilitados pelo Facebook Pay, e são considerados uma importante alternativa de transferência de dinheiro sem contato físico, algo essencial neste momento de pandemia.
O Brasil é o segundo país onde o serviço de mensagens lança transferências de dinheiro. Na Índia, maior mercado do WhatsApp com 400 milhões de usuários, o Facebook obteve aprovação para iniciar os serviços financeiros em novembro.
Uma conta habilita automaticamente o serviço de outras ao enviar ou solicitar uma transferência de qualquer valor.
“Estamos muito animados com a disponibilização desse serviço. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro de maneira segura não poderia ser mais importante neste momento, já que não só diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também as ajuda a se manterem conectadas com entes queridos, expande o acesso a serviços financeiros e possibilita que mais pessoas participem da economia digital”, afirma Matt Idema, diretor de Operações do WhatsApp.
Como funciona
As transferências entre pessoas físicas podem ser feitas com todos os cartões com função de débito disponibilizados pelo Inter, o que exclui apenas os cartões adicionais.
Os usuários podem enviar até R$ 1 mil por transação e receber 20 transferências por dia, com um limite de R$ 5 mil por mês. Somente transações dentro do Brasil e em moeda local são autorizadas. Nenhuma taxa será cobrada.