Banco Inter está no caminho certo para fechar 2019 com 4 milhões de clientes, diz BTG
Diante do anúncio da prévia operacional do Banco Inter (BIDI4, BIDI11) na última quinta-feira (10), o BTG Pactual publicou relatório avaliando os números e apresentando prognósticos para a instituição.
“O Banco Inter demonstrou um poder impressionante para atrair consumidores dentro de seu ecossistema”, avaliam os analistas Thiago Kapulskis, Eduardo Rosman e Thomas Peredo, projetando que o banco poderá encerrar 2019 com ao menos 4 milhões de clientes, com base nos números do terceiro trimestre.
O número de clientes ativos atingiu 1,9 milhão no final do terceiro trimestre, alta de 28% na comparação com os três meses anteriores.
O crescimento do volume de crédito também foi destacado pelo BTG Pactual. “A expansão de crédito atingiu recorde de R$ 1,2 bilhão”, opinam os analistas, ao ressaltarem as altas de 37% e de 123% no montante disponibilizado nas bases trimestral e anual de comparação, respectivamente.
A recomendação para as units (junção de uma ação ordinária e duas preferenciais, de acordo com a B3) é de compra, com preço-alvo de R$ 74. Caso se materializem as projeções dos analistas, o papel poderá subir 59,1% em doze meses – de acordo com o último fechamento.
Satisfação em foco
Por outro lado, existem alguns pontos negativos dentro da prévia operacional. “Após cair 3 pontos sequencialmente no segundo trimestre, o NPS (Net Promoter Score, medida usada nos departamentos de marketing para avaliar a lealdade do cliente) caiu mais um ponto no terceiro trimestre, para 67 pontos – em um momento de aparente recuperação”, destacam os analistas. Quanto mais elevado o indicador, mais alta é a satisfação dos cientes.
Em comparação, Kapulskis, Rosman e Peredo apontam que o Santander Brasil (SANB11) mostrou NPS acima dos 80 pontos para seus clientes digitais.
Clientes e monetização
Além de preocupações sobre a satisfação dos clientes, questões em torno da monetização são destacadas pelos analistas.
“Acreditamos que a expansão do crédito será chave para a estratégia de monetização, pelo menos dentro do modelo de negócios tradicional de bancos”, apontam.
Embora importante, a monetização aparece em segundo plano, sendo a criação de escala e o crescimento da base de clientes mais prioritária neste momento pela avaliação do BTG Pactual.