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Banco Inter está no caminho certo para fechar 2019 com 4 milhões de clientes, diz BTG

11 out 2019, 12:22 - atualizado em 11 out 2019, 12:22
Analistas destacam expansão da base de clientes e se preocupam com monetização (Imagem: Divulgação/Banco Inter)

Diante do anúncio da prévia operacional do Banco Inter (BIDI4, BIDI11) na última quinta-feira (10), o BTG Pactual publicou relatório avaliando os números e apresentando prognósticos para a instituição.

“O Banco Inter demonstrou um poder impressionante para atrair consumidores dentro de seu ecossistema”, avaliam os analistas Thiago Kapulskis, Eduardo Rosman e Thomas Peredo, projetando que o banco poderá encerrar 2019 com ao menos 4 milhões de clientes, com base nos números do terceiro trimestre.

O número de clientes ativos atingiu 1,9 milhão no final do terceiro trimestre, alta de 28% na comparação com os três meses anteriores.

O crescimento do volume de crédito também foi destacado pelo BTG Pactual. “A expansão de crédito atingiu recorde de R$ 1,2 bilhão”, opinam os analistas, ao ressaltarem as altas de 37% e de 123% no montante disponibilizado nas bases trimestral e anual de comparação, respectivamente.

A recomendação para as units (junção de uma ação ordinária e duas preferenciais, de acordo com a B3) é de compra, com preço-alvo de R$ 74. Caso se materializem as projeções dos analistas, o papel poderá subir 59,1% em doze meses – de acordo com o último fechamento.

Satisfação em foco

Por outro lado, existem alguns pontos negativos dentro da prévia operacional. “Após cair 3 pontos sequencialmente no segundo trimestre, o NPS (Net Promoter Score, medida usada nos departamentos de marketing para avaliar a lealdade do cliente) caiu mais um ponto no terceiro trimestre, para 67 pontos – em um momento de aparente recuperação”, destacam os analistas. Quanto mais elevado o indicador, mais alta é a satisfação dos cientes.

Em comparação, Kapulskis, Rosman e Peredo apontam que o Santander Brasil (SANB11) mostrou NPS acima dos 80 pontos para seus clientes digitais.

Satisfação dos clientes apresenta sinal amarelo, segundo BTG (Imagem: Divulgação/Banco Inter)

Clientes e monetização

Além de preocupações sobre a satisfação dos clientes, questões em torno da monetização são destacadas pelos analistas.

“Acreditamos que a expansão do crédito será chave para a estratégia de monetização, pelo menos dentro do modelo de negócios tradicional de bancos”, apontam.

Embora importante, a monetização aparece em segundo plano, sendo a criação de escala e o crescimento da base de clientes mais prioritária neste momento pela avaliação do BTG Pactual.

Expansão de crédito se apresenta como forma de monetização (Imagem: Divulgação/Banco Inter)

Graduado em Ciências Econômicas pela USP, tendo cursado mestrado em Ciências Humanas e em Economia na UFABC, Valter Outeiro acumulou anos de vivência no mercado financeiro através de passagens nas áreas de estratégia de investimentos dentro de private banks, em multinacionais produtoras de índices de ações e em redações de jornalismo econômico.
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Graduado em Ciências Econômicas pela USP, tendo cursado mestrado em Ciências Humanas e em Economia na UFABC, Valter Outeiro acumulou anos de vivência no mercado financeiro através de passagens nas áreas de estratégia de investimentos dentro de private banks, em multinacionais produtoras de índices de ações e em redações de jornalismo econômico.
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