Comprar ou vender?

Banco Inter está no caminho certo para fechar 2019 com 4 milhões de clientes, diz BTG

11 out 2019, 12:22 - atualizado em 11 out 2019, 12:22
Analistas destacam expansão da base de clientes e se preocupam com monetização (Imagem: Divulgação/Banco Inter)

Diante do anúncio da prévia operacional do Banco Inter (BIDI4, BIDI11) na última quinta-feira (10), o BTG Pactual publicou relatório avaliando os números e apresentando prognósticos para a instituição.

“O Banco Inter demonstrou um poder impressionante para atrair consumidores dentro de seu ecossistema”, avaliam os analistas Thiago Kapulskis, Eduardo Rosman e Thomas Peredo, projetando que o banco poderá encerrar 2019 com ao menos 4 milhões de clientes, com base nos números do terceiro trimestre.

O número de clientes ativos atingiu 1,9 milhão no final do terceiro trimestre, alta de 28% na comparação com os três meses anteriores.

O crescimento do volume de crédito também foi destacado pelo BTG Pactual. “A expansão de crédito atingiu recorde de R$ 1,2 bilhão”, opinam os analistas, ao ressaltarem as altas de 37% e de 123% no montante disponibilizado nas bases trimestral e anual de comparação, respectivamente.

A recomendação para as units (junção de uma ação ordinária e duas preferenciais, de acordo com a B3) é de compra, com preço-alvo de R$ 74. Caso se materializem as projeções dos analistas, o papel poderá subir 59,1% em doze meses – de acordo com o último fechamento.

Satisfação em foco

Por outro lado, existem alguns pontos negativos dentro da prévia operacional. “Após cair 3 pontos sequencialmente no segundo trimestre, o NPS (Net Promoter Score, medida usada nos departamentos de marketing para avaliar a lealdade do cliente) caiu mais um ponto no terceiro trimestre, para 67 pontos – em um momento de aparente recuperação”, destacam os analistas. Quanto mais elevado o indicador, mais alta é a satisfação dos cientes.

Em comparação, Kapulskis, Rosman e Peredo apontam que o Santander Brasil (SANB11) mostrou NPS acima dos 80 pontos para seus clientes digitais.

Satisfação dos clientes apresenta sinal amarelo, segundo BTG (Imagem: Divulgação/Banco Inter)

Clientes e monetização

Além de preocupações sobre a satisfação dos clientes, questões em torno da monetização são destacadas pelos analistas.

“Acreditamos que a expansão do crédito será chave para a estratégia de monetização, pelo menos dentro do modelo de negócios tradicional de bancos”, apontam.

Embora importante, a monetização aparece em segundo plano, sendo a criação de escala e o crescimento da base de clientes mais prioritária neste momento pela avaliação do BTG Pactual.

Expansão de crédito se apresenta como forma de monetização (Imagem: Divulgação/Banco Inter)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar