CryptoTimes

Banco governamental deveria ser o único a custodiar cripto nos EUA, afirmam reguladores

21 jan 2021, 13:43 - atualizado em 21 jan 2021, 13:43
A medida é importante, pois sinaliza a intenção de governos estatais em permitir que instituições bancárias em suas jurisdições implementem serviços relacionados a cripto (Imagem: Facebook/Bank of North Dakota)

Um grupo de reguladores da Dakota do Norte propuseram que o banco do estado, operado pelo governo, fosse uma custodiante de criptomoedas.

O Bank of North Dakota (BND) é a única instituição financeira desse tipo nos Estados Unidos e foi fundado em 1919.

Segundo o texto do Projeto de Lei nº 1267 da Câmara, apresentado no dia 11 de janeiro, “o Bank of North Dakota pode fornecer serviços de custódia de criptomoedas e criar uma corretora de criptomoedas”.

Ainda assim, nesse caso, a palavra-chave é “pode”, pois a legislação também pede que o banco desenvolva um relatório sobre viabilidade até agosto de 2022.

Segundo a legislação:

Durante o ínterim de 2021 e 2022, o Bank of North Dakota deve estudar a viabilidade e conveniência de fornecer serviços de custódia de criptomoedas e de criar uma corretora de criptomoedas.

Até 1º de agosto de 2022, o Banco deve relatar ao comitê de tecnologia da informação de gestão legislativa sobre o resultado do estudo.

Ainda assim, a medida é importante, pois sinaliza a intenção de governos estatais em permitir que instituições bancárias em suas jurisdições implementem serviços relacionados a cripto.

Em 2020, o Escritório do Controlador da Moeda dos EUA (OCC) publicou orientações, permitindo que bancos federais atuem como custodiantes de criptomoedas.

“Essa opinião evidencia que bancos podem continuar satisfazendo a necessidade de seus clientes em assegurar seus ativos mais valiosos que, atualmente, para dezenas de milhões de americanos, incluem criptomoedas”, explicou o ex-controlador da moeda Brian Brooks.