Banco do Japão cria comitê para compartilhar detalhes sobre criptomoeda nacional
Na última sexta-feira (26), o Banco do Japão (BOJ) afirmou ter criado um “comitê de colaboração” que pretende fornecer suporte a suas iniciativas em testar uma moeda digital de banco central (CBDC) nas próximas semanas.
Funcionários do banco central japonês afirmaram este mês que seus experimentos começariam no segundo trimestre. O propósito do comitê é atuar como um ponto de conexão entre o banco central e o banco privado.
Em carta datada de 26 de março, o BOJ apresentou sua lógica para criar o comitê:
Embora o Banco não tenha planos de emitir uma moeda digital de banco central (CBDC), do ponto de vista para garantir a estabilidade e eficiência dos sistemas de pagamento e liquidação como um todo, o Banco irá se preparar cuidadosamente, incluindo a implementação de experimentos, para responder a mudanças em circunstâncias de forma adequada.
Ao longo da experimentação de uma CBDC, o Banco considera importante aplicar o conhecimento de diversos acionistas, como o setor privado, especialistas e autoridades públicas relevantes.
De certa forma, essa afirmação reflete declarações do Federal Reserve dos EUA, que também está se preparando para compartilhar detalhes de seus testes com CBDCs ao público. O Fed disse que se fosse produzir uma CBDC, o envolvimento com o setor privado seria fundamental para seu sucesso.
Membros do setor privado no grupo do BOJ incluem diversas associações bancárias, de pagamentos e fintechs, segundo o documento.
Reuniões serão realizadas virtualmente e “irão ocorrer conforme o necessário, dependendo do progresso da PoC [prova de conceito]”, em que detalhes serão publicados em consulta com membros.