Banco do Canadá mantém taxa de juros em meio preocupações com economia e comércio
O Banco do Canadá (BoC) manteve sua taxa de juros básicainalterada na quarta-feira, já que alertou especificamente sobre os danos à confiança e à economia por disputas comerciais pendentes.
“Embora as fontes de moderação pareçam múltiplas, as tensões comerciais e a incerteza estão pesando sobre a confiança e a atividade econômica. É difícil separar esses efeitos de confiança de outros fatores adversos, mas é claro que as perspectivas econômicas globais seriam impulsionadas pela resolução de conflitos comerciais ”, disse o BoC em seu comunicado.
A maioria dos analistas não esperava nenhuma mudança, depois que o crescimento do produto interno bruto do Canadá desacelerou para 0,1% no quarto trimestre, seu pior desempenho em dois anos e meio.
Os dados mostraram que os gastos do consumidor cresceram no ritmo mais lento em quase quatro anos, a habitação caiu mais em uma década, o investimento empresarial caiu drasticamente pelo segundo trimestre consecutivo, enquanto a demanda doméstica registrou o maior declínio desde 2015.
O BoC observou que a desaceleração no final de 2018 foi “mais acentuada e mais ampla” do que se havia previsto, e agora espera que a economia seja mais fraca no primeiro semestre de 2019 do que havia previsto em janeiro.
“Levará tempo para avaliar a persistência do crescimento abaixo do potencial e as implicações para as perspectivas de inflação. Com o aumento da incerteza sobre o momento de futuros aumentos das taxas, o Conselho do BCE estará acompanhando de perto a evolução dos gastos das famílias, dos mercados petrolíferos e da política comercial global “, concluiu.