Banco do Brasil diz que define juros por “aspectos técnicos”
O Banco do Brasil (BBAS3) disse nesta quinta-feira (02) que as decisões sobre juros são tomadas por “aspectos técnicos”, mostra um comunicado enviado ao mercado.
A manifestação veio após um pedido de esclarecimentos feiro pela CVM acerca de “eventual pedido de redução dos juros dos financiamentos concedidos pelo emissor aos produtores rurais”.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, pediu ao presidente do Banco do Brasil (BBAS3), Rubem Novaes, , ao participar da abertura da Agrishow na segunda-feira (29) , para que os juros do crédito rural cobrados pelo banco “caiam um pouco mais”.
Segundo o banco, “as taxas de juros dos produtos comercializados pela sua rede são estabelecidas considerando metodologias que levam em conta vários componentes entre eles o custo de captação, o risco projetado, a estrutura temporal de taxa de juros vigente no momento da precificação, o retorno ajustado ao capital alocado e as taxas praticadas pela indústria financeira”.
O documento foi assinado por Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Vice-Presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores.