Banco do Brasil (BBAS3): Gabriel Galípolo renuncia ao cargo de conselheiro de administração
O economista Gabriel Galípolo renunciou nesta segunda-feira (3) ao cargo de conselheiro de administração do Banco do Brasil (BBAS3). Galípolo presidia o colegiado da instituição desde o dia 12 de maio.
Até pouco tempo atrás, Galípolo era o secretário executivo do Ministério da Fazenda, considerado o braço direito do ministro Fernando Haddad. Porém, ele deixou a pasta após ser indicado para a diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC).
Para assumir a função de diretor do BC, no entanto, o economista precisará ser aprovado pela maioria absoluta do Senado — 41 votos, no mínimo. A sabatina de Galípolo na Casa Alta está marcada para esta terça-feira (4).
- AS 10 AÇÕES PARA INVESTIR EM JULHO: João Piccioni, analista-chefe da Empiricus Research, indica as melhores oportunidades para ganhar dinheiro neste mês no Giro do Mercado de hoje (03), assista aqui! Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Quem é Gabriel Galípolo?
Com passagens pelo setor público e financeiro, o economista Gabriel Galípolo será o próximo diretor de Política Monetária do Banco Central.
Mestre em Economia Política pela PUC-SP, mesma universidade onde se formou em Ciências Econômicas e já lecionou, Galípolo presidiu o Banco Fator entre 2017 e 2021.
Antes disso, trabalhou na Secretaria Estadual de Economia e Planejamento de São Paulo, na gestão de José Serra.
Além disso, atuou como professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pesquisador do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais).