Governança Corporativa

Banco do Brasil (BBAS3) faz ‘dança das cadeiras’ com foco em geração de valor

18 jul 2025, 18:41 - atualizado em 18 jul 2025, 18:41
Banco do Brasil
Ainda segundo o BB, as mudanças foram promovidas pela gestão do BB, buscando eficiência, inovação e geração de valor (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Banco do Brasil (BBAS3) realizou cinco mudanças em áreas importantes do banco, mostra comunicado.

As mudanças incluem os presidentes da BB Asset, BB Seguridade (BBSE3), Brasilseg, BB Américas e BBTS.

Mais cedo, como noticiado, a BB Seguridade informou a troca do comando, com a saída de André Gustavo Borba Assumpção Haui para a entrada de Delano Valentim de Andrade, que ocupava o cargo de presidente da BB Américas.

Cabe destacar, no entanto, que o processo de elegibilidade se encontra em trâmite nas instâncias competentes de governança para posterior eleição e nomeação em cada empresa ligada ao BB.

No BB Américas, assumirá Mario Fujii.

“Esses profissionais desempenharão papel fundamental na geração de resultados para o Banco do Brasil, especialmente em um ambiente altamente competitivo e em constante transformação”, disse Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil.

Ainda segundo o BB, as mudanças foram promovidas pela gestão do BB, buscando eficiência, inovação e geração de valor.

Veja quem assume o quê:

Novo CEO da BB Seguridade

Indicado pelo BB para ocupar o cargo de diretor-presidente da BB Seguridade, Delano ocupava o cargo de presidente no BB Américas desde 2023.

É funcionário do BB desde junho de 1985.

Exerceu os cargos de Diretor Vice-presidente no Banco Patagônia entre os anos de 2019 e 2023, foi diretor de Marketing e Comunicação no Banco do Brasil, onde também atuou como executivo.

“Embora o anúncio não fosse esperado, observamos que a rotatividade do cargo de CEO tem sido em média de 2,2 anos desde o IPO da empresa em 2013”, disse o Goldman Sachs em relatório.

Para o banco, o anúncio não vai alterar a estratégia da BB Seguridade durante o período de transição do CEO.

No entanto, o novo CEO terá que lidar com alguns desafios operacionais. No ano, a ação cai quase 6% em meio a resultados fracos, que fizeram a ação derreter.

Novo CEO da BB Américas

Mario Fujii ocupava o cargo de gerente geral do Banco do Brasil em Nova York e Miami desde 2022, responsável pela América do Norte.

Ele ingressou na empresa em 1998, começando sua carreira no varejo bancário e progredindo para o varejo de alta renda, banco de investimentos, governança corporativa de empresas ligadas ao BB e na área de fusões e aquisições.

Fujii possui graduação em Economia pela PUC-SP, MBA em Finanças pela FGV-SP, MBA Executivo pela Ibmec-DF

Brasilseg

Com 33 anos de experiência profissional, depois de um período no mercado, Marcelo Labuto retorna ao conglomerado BB para presidir a Brasilseg, que faz parte da holding BB Seguridade.

Chegou a presidir o Banco do Brasil no final de 2018.

Foi vice-presidente de negócios de varejo no BB, além de já ter atuado como diretor-presidente da BB Seguridade.

No mercado, já foi diretor-executivo de varejo no Santander, CEO do Grupo Pernambucanas e CEO na Pefisa.

BB Asset e BBTS

Gustavo Pacheco ocupava o cargo de diretor-presidente na BBTS, área de tecnologia e serviços do banco, desde 2023. É funcionário do BB desde 1993.

Para o seu lugar no BBTS, chega Paulo André, que vem da gerência geral na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil.

É funcionário do Banco do Brasil desde 2000. Exerceu os cargos de gerente executivo na diretoria de tecnologia desde 2017.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar