Empresas

Banco do Brasil (BBAS3) faz alerta sobre golpe do falso concurso público

31 jan 2025, 17:25 - atualizado em 31 jan 2025, 17:25
Banco do Brasil BBAS3
(Imagem: iStock.com/Alison Calazans)

O Banco do Brasil (BBAS3) alertou sobre um novo golpe que tem utilizado o nome da instituição. Os golpistas utilizam uma página falsa, simulando o site oficial do banco, para a inscrição em um suposto concurso público de 2025.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

Após acessar o site falso, o usuário é direcionado para uma outra aba que solicita pagamento de determinada quantia via Pix ou boleto para inscrição e apostila de estudos.

O concurso do Banco do Brasil, no entanto, ainda não tem previsão para 2025. “Por padrão administrativo, [o banco] sempre comunica formalmente toda e qualquer novidade relevante sobre o tema”, esclareceu em comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco do Brasil compartilha como proteger de golpes

O Banco do Brasil aproveitou para compartilhar dicas de como prevenir cair nesse tipo de golpe e quais procedimentos seguir.

  • Desconfie de links recebidos por e-mail, SMS e redes sociais;
  • Mensagens com informações alarmantes ou urgentes geralmente são falsas;
  • Consulte sempre o site e demais canais oficiais ou canais de informação confiáveis;
  • Confira sempre o destinatário antes de fazer uma transferência, Pix ou qualquer tipo de pagamento;

Além disso, vale ressaltar que, caso o cliente do Banco do Brasil tenha feito o pagamento do boleto ou Pix, pode fazer a contestação via canais de atendimento do BB. Caso o pagamento aconteça em outro banco, o usuário também deve contestar na própria instituição financeira.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.