Banco do Brasil (BBAS3) elege Gabriel Galípolo para a presidência do Conselho Administrativo
O Banco do Brasil (BBAS3) anunciou nesta sexta-feira (12) que Gabriel Galípolo foi eleito presidente do Conselho Administrativo. Atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, ele foi indicado para a posição pela União.
A companhia ainda informou que Anelize Lenzi Ruas de Almeida foi eleita para a vice-presidência do conselho. Procuradora da Fazenda Nacional desde 2006, ela também foi indicada pelo acionista controlador do banco.
Os dois foram eleitos para cumprir mandato entre 2023 e 2025.
O Conselho de Administração é um órgão independente, de decisão colegiada, responsável por fixar a orientação geral dos negócios do banco.
O órgão desempenha atribuições estratégicas, eletivas e fiscalizadoras, não abrangendo funções operacionais ou executivas. É composto por oito membros, eleitos pela Assembleia Geral.
Galípolo no BC
Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou os nomes dos futuros diretores do Banco Central (BC). Na ocasião, ele confirmou Galípolo como o indicado do governo para ocupar o cargo de diretor de Política Monetária.
- Quem tem medo do Leão?
O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
O anúncio foi visto como uma jogada estratégica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já que Galípolo é o atual secretário executivo da Fazenda, considerado o segundo em comando na equipe econômica.
A diretoria de Política Monetária é considerada a posição mais importante do BC depois da presidência.