BusinessTimes

Banco do Brasil (BBAS3): Como as eleições são vistas pelo alto escalão da companhia

24 set 2022, 13:00 - atualizado em 24 set 2022, 13:07
Banco do Brasil
Banco conta com o plano diretor, disse a corretora. (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As eleições apareceram de forma tangencial em uma conversa que o alto escalão do Banco do Brasil (BBAS3) teve com analistas do mercado, indicou a Genial Investimentos.

Segundo a corretora, o CEO Fausto Ribeiro disse que o banco procurou se blindar mais de intervenções políticas ao longo dos anos.

Além da lei das Estatais que protege o minoritário – implementada após o programa Bom-Para-Todos do BB que ajudou a derrubar sua rentabilidade -, o banco conta com o plano diretor, disse a corretora.

A Genial lembrou que o mecanismo é um planejamento estratégico de longo prazo (cinco anos), “que tem que ser seguido independente da nova presidência do banco, evitando qualquer medida mais drástica no rumo traçado”.

A corretora também destacou que o Banco do Brasil citou o conselho e comitês. Os conselho de administração, disse a Genial, são compostos por 50% de membros independentes, além de dois serem minoritários.

“A questão de minoritários é de importância para blindagem do banco, visto que esses tendem a não tomar medidas que possam afetar o próprio retorno”, destacou.

Decisões importantes, lembrou a corretora, são todas feitas de forma colegiada, nunca de forma individual. “Há vários comitês decisórios internos que impedem medidas maléficas ao banco”, disse.

A Genial também citou a elegibilidade da estrutura organizacional. “Abaixo da posição de diretores estatutários só podem ocupar os cargos funcionários de carreira do banco (técnicos)”, disse.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.