BusinessTimes

Banco do Brasil (BBAS3): Como as eleições são vistas pelo alto escalão da companhia

24 set 2022, 13:00 - atualizado em 24 set 2022, 13:07
Banco do Brasil
Banco conta com o plano diretor, disse a corretora. (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As eleições apareceram de forma tangencial em uma conversa que o alto escalão do Banco do Brasil (BBAS3) teve com analistas do mercado, indicou a Genial Investimentos.

Segundo a corretora, o CEO Fausto Ribeiro disse que o banco procurou se blindar mais de intervenções políticas ao longo dos anos.

Além da lei das Estatais que protege o minoritário – implementada após o programa Bom-Para-Todos do BB que ajudou a derrubar sua rentabilidade -, o banco conta com o plano diretor, disse a corretora.

A Genial lembrou que o mecanismo é um planejamento estratégico de longo prazo (cinco anos), “que tem que ser seguido independente da nova presidência do banco, evitando qualquer medida mais drástica no rumo traçado”.

A corretora também destacou que o Banco do Brasil citou o conselho e comitês. Os conselho de administração, disse a Genial, são compostos por 50% de membros independentes, além de dois serem minoritários.

“A questão de minoritários é de importância para blindagem do banco, visto que esses tendem a não tomar medidas que possam afetar o próprio retorno”, destacou.

Decisões importantes, lembrou a corretora, são todas feitas de forma colegiada, nunca de forma individual. “Há vários comitês decisórios internos que impedem medidas maléficas ao banco”, disse.

A Genial também citou a elegibilidade da estrutura organizacional. “Abaixo da posição de diretores estatutários só podem ocupar os cargos funcionários de carreira do banco (técnicos)”, disse.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar