Banco de Compensações Internacionais (BIS) quer impulsionar descentralização e blockchain
O Núcleo de Inovação do Banco de Compensações Internacionais (BIS) está firmando uma parceria com a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) para uma nova competição com foco em tecnologia sobre a digitização do financiamento comercial.
Em uma publicação dessa segunda-feira (3), o BIS afirmou que irá aceitar possíveis inscrições até o fim do mês.
Juízes participantes farão suas seleções iniciais ao longo do mês de setembro e início de outubro, em que alguns participantes serão convidados a dar apresentações entre os dias 12 e 15 de outubro.
Projetos que avançarem além desse estágio serão convidados a desenvolver protótipos completos em um ambiente de sandbox em 2021.
O objetivo dessa competição, segundo seus organizadores, é “demonstrar o potencial de tecnologias inovadoras para solucionar problemas no financiamento comercial”.
Um arquivo mais explicativo fala sobre a grande variedade de tecnologias que poderiam ser aplicadas, mas parece fazer uma menção especial àquelas que focam na descentralização e no registro distribuído/blockchain mais especificamente.
“Financiamento do comércio é um tópico complexo com digitização insuficientemente harmonizada pela cadeia de valor. Com o mesmo token, não há uma única solução que possa resolver todos os pontos problemáticos. Para alavancar a diversidade da inovação e da digitização que está por vir nesse assunto globalmente, fornecedores de soluções estão livres para sugerir quaisquer abordagens que considerarem viáveis para solucionar uma ou mais declarações de problemas, incluindo abordagens descentralizadas com base em blockchain/Tecnologias de Registro Distribuído (DLT)”, afirmam os organizadores.