Bancos

Banco da Inglaterra eleva juro a 2,25%, apesar de provável recessão

22 set 2022, 8:25 - atualizado em 22 set 2022, 8:36
Banco da Inglaterra
O BoE estima que a economia britânica encolherá 0,1% no terceiro trimestre (Imagem: REUTERS/Luke MacGregor/File Photo)

O Banco da Inglaterra (BoE) elevou sua principal taxa de juros para 2,25% de 1,75% nesta quinta-feira e disse que continuará a “responder com força, conforme necessário” à inflação, mesmo com a economia entrando em recessão.

O BoE estima que a economia britânica encolherá 0,1% no terceiro trimestre -em parte devido ao feriado extra para o funeral da rainha Elizabeth- que, combinado a uma queda na produção no segundo trimestre, atende à definição de recessão técnica.

Economistas consultados pela Reuters na semana passada previam uma repetição do aumento de 0,5 ponto percentual em agosto nas taxas, mas os mercados financeiros apostavam em um aumento de 0,75 ponto percentual, o que seria o maior desde 1989, com exceção de uma breve e fracassada tentativa em 1992 de apoiar a libra.

O movimento do BoE vem após decisão do Federal Reserve dos EUA na quarta-feira de aumentar sua taxa básica em 0,75 ponto percentual, conforme bancos centrais em todo o mundo lidam com a escassez de mão de obra pós-Covid e o impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia nos preços da energia.

O comitê de política monetária do BoE votou por 5 a 4 para aumentar as taxas para 2,25%, com dois membros votando por um aumento para 2,50% e outro defendendo um aperto menor, para 2%.

Os mercados financeiros agora veem uma chance de aproximadamente 75% de que o BoE elevará a taxa bancária novamente para 2,75% em sua próxima reunião em novembro.

Antes da decisão, uma taxa de 3% estava totalmente precificada.

O BoE agora espera que a inflação atinja um pico de pouco menos de 11% em outubro, abaixo do pico de 13,3% previsto no mês passado, antes de Liz Truss conquistar a liderança do Partido Conservador e se tornar primeira-ministra do Reino Unido com a promessa de limitar as tarifas de energia e cortar impostos.

A inflação permanecerá acima de 10% por alguns meses após outubro, antes de cair, disse o BoE.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar