Banco da Inglaterra (BoE) reduz juros de pico em 16 anos e mantém cautela sobre futuros movimentos
O Banco da Inglaterra (BoE) cortou a taxa de juros de um pico de 16 anos nesta quinta-feira (01), com as autoridades divididas sobre se as pressões inflacionárias haviam diminuído o suficiente.
O presidente Andrew Bailey — que liderou a decisão por 5 a 4 de reduzir os juros em 0,25 ponto percentual, para 5% — disse que o Comitê de Política Monetária do banco central agirá com cautela no futuro.
“Precisamos nos certificar de que a inflação permaneça baixa e tomar cuidado para não reduzir a taxa de juros muito rapidamente ou em demasia”, disse ele em um comunicado junto com a decisão.
- Os balanços do 2T24 já estão sendo publicados: receba em primeira mão a análise dos profissionais da Empiricus Research e saiba quais ações comprar neste momento. É totalmente gratuito – basta clicar aqui.
A decisão de quinta-feira ficou em linha com a previsão em uma pesquisa da Reuters com economistas, mas os mercados financeiros viam apenas um pouco mais de 60% de chance de um corte.
Os juros vinham sendo mantidos no mesmo patamar há quase um ano – o período mais longo em que permaneceram inalterados no pico de um ciclo de aperto do banco central britânico desde 2001 – e este é o primeiro corte desde março de 2020, no início da pandemia da Covid-19.