ImóvelTimes

Banco chinês ICBC, o maior do mundo, tem salto na inadimplência do setor imobiliário

30 ago 2022, 12:05 - atualizado em 30 ago 2022, 12:05
China
O balanço mostra que o índice de inadimplência do setor imobiliário ficou em 5,47%, comparado a uma média do banco de 1,41% (Imagem: REUTERS/Tingshu Wang)

O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), o maior banco comercial do mundo em ativos, disse que os empréstimos ao setor imobiliário não quitados aumentaram 15% no primeiro semestre deste ano.

O banco tinha 38,8 bilhões de yuans de empréstimos não quitados no final de junho, em comparação com 33,8 bilhões de yuans no final do ano passado, de acordo com resultados do primeiro semestre divulgados nesta terça-feira.

O balanço mostra que o índice de inadimplência do setor imobiliário ficou em 5,47%, comparado a uma média do banco de 1,41%.

O ICBC é o terceiro entre os maiores bancos da China a relatar uma crescente inadimplência no setor imobiliário, em meio a um primeiro semestre onde o aumento das dívidas por incorporadoras interrompeu projetos habitacionais, levando a boicotes nos pagamentos de hipotecas.

Apesar disso, o lucro líquido do banco cresceu 4,9% ano a ano no primeiro semestre, para 171,5 bilhões de iuans (24,82 bilhões de dólares).

Os dados indicam um lucro líquido de 80,9 bilhões de yuans no segundo trimestre, um aumento de 4% em relação ao ano anterior, segundo cálculos da Reuters.

O banco disse que sua margem financeira líquida foi de 2,03% no final de junho, em comparação com 2,10% ao fim de março.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

reuters@moneytimes.com.br