Banco Central vai encerrar aperto com Selic em 14%, aponta BTG
Não foi desta vez que o Banco Central encerrou o ciclo de aperto monetário. Ontem, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a Selic em 0,50 ponto porcentual, para 13,75% ao ano e sinalizou que uma alta mais branda pode ser aprovada na reunião de setembro.
Para o BTG Pactual, o reajuste do mês que vem será de 0,25 pp e, aí, sim, o Banco Central deve encerrar as altas com a Selic em 14%. “Por ora, descartamos ações do Copom em outubro, tanto pela atual comunicação quanto pelo contexto entre 1º e 2º turno das eleições”, diz em relatório.
O banco ainda afirma que o Banco Central deixa clara a vontade de encerrar o ciclo em 13,75%, mas o cenário adverso não facilitará a tarefa.
No comunicado divulgado, o Copom apontou a elevação das expectativas de Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2023 acima do teto da meta de inflação e deterioração do cenário fiscal nos próximos anos como razão para manter a postura contracionista.
Aperto inadequado?
O futuro reajuste de 0,25 pp não é bem-visto pelo mercado, já que o movimento é positivo no curto prazo, pode estressar indicadores de risco mais longos, como juros futuros e Credit Default Swap (CDS).
“O tom dovish da comunicação pode provocar uma reação negativa dos agentes do mercado financeiro, entendendo que a sinalização do ciclo pode ter sido inadequada para o contexto atual. Acreditamos que a curva de juros deverá abrir nos vértices mais longos e, portanto, adicionar risco nos ativos domésticos, desfavorecendo o real frente ao dólar”, diz o BTG.
?Money Times é Top 8 em Investimentos!?
Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!
Saiba mais! TEMPO DE RESULTADOS! MOMENTO DE GANHAR DINHEIRO? VALE INVESTIR? MELHOR AÇÃO?