Banco Central revela 14 bancos para piloto do real digital
O Banco Central (BC) divulgou uma lista de 14 selecionados para participar do Projeto Piloto do Real Digital nesta quarta-feira (24). Entre instituições individuais e consórcios, estão Nubank (NUBR33), BTG Pactual (BPAC11) e B3.
O BC disse ter recebido 36 propostas de interesse na participação no chamado Piloto RD, e um total de mais de 100 instituições de diversos segmentos financeiros. No final de abril deste ano, o Banco Central publlicou as diretrizes para o projeto-piloto, bem como as datas de inscrições.
Conforme o documento, foi definido que os ativos que serão desenvolvidos e testados neste piloto serão a Moeda Digital de Banco Central (CBDC) e o Real Digital, ou seja, os tokens lastreados em Depósitos Bancários à Vista tokenizados, moedas eletrônicas e até Títulos Públicos Federais tokenizados.
Também ficou definido que o Projeto piloto do Real Digital terá enfoque na programabilidade por meio do blockchain, ou DLT; a escalabilidade dos tokens voltada a aplicações de varejo de escopo nacional e a privacidade das informações.
Por exemplo, um protocolo de entrega contra pagamento (DvP) de título público federal entre clientes de instituições diferentes, além dos serviços que compõem essa transação.
“Esse caso de uso permite dar foco nos testes na privacidade, uma vez que promove a troca de informação entre os vários participantes da plataforma, e testa ainda a programabilidade dos serviços oferecidos e sua interoperabilidade”, disse o Banco Central.
- Entre para o Telegram do Crypto Times!
Acesse as notícias do mundo cripto em tempo real. Clique aqui e faça parte!
Veja os escolhidos pelo Banco Central para o projeto piloto do Real Digital
Entre os escolhidos estão Bradesco (BBDC4), Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3), assim como Nubank, BTG Pactual e BV. Alguns dos consórcios envolvem Santander Brasil (BCSA34), XP, B3, banco Inter (INBR32), da Inter&Co, entre outros.
Algumas empresas escolhidas já participam do segmento de criptoativos, tendo seu serviço focado no setor. É o caso da Parfin, empresa de estrutura blockchain. Além dela, a LoopiPay, empresa de pagamento cripto para fiduciário e a corretora nacional Foxbit.
Confira a lista completa:
- Bradesco
- Nubank
- Banco Inter, Microsoft e 7Comm
- Santander, Santander Asset Management, F1RST e Toro CTVM
- Itaú Unibanco
- Basa, TecBan, Pinbank, Dinamo, Cresol, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale, Foxbit, CPqD, AWS e Parfin
- SFCoop: Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred
- XP, Visa
- Banco BV
- Banco BTG
- Banco ABC, Hamsa, LoopiPay
- Banco B3, B3 e B3 Digitas
- ABBC: bancos Brasileiro de Crédito, Ribeirão Preto, Original, ABC, BS2 e Seguro; ABBC, BBChain, Microsoft e BIP
- Banco do Brasil