Colunistas

Bitcoin: Banco Central reconhece criptomoedas!

14 set 2019, 11:00 - atualizado em 14 set 2019, 2:55
A tributação varia de 15% a 22,5%.

No ano de 2018 a Receita Federal orientava os brasileiros a declararem no imposto de renda os Bitcoins. Porém, em 2019 a Receita Federal regulamentou a questão através da normativa RFB 1.888 e determinou que as informações das operações devem ser repassadas aos órgãos reguladores sempre que o valor mensal ultrapassar R$ 30 mil. A tributação varia de 15% a 22,5%.

Estes fatos demonstram que cada vez mais o Bitcoin e outras moedas digitais estão sendo reconhecidas como dinheiro, mesmo não tendo um país como emissor, como o dólar.

“Isso solidifica que, os criptoativos vieram para ficar e farão parte da economia global. É impossível de serem ignorados, até mesmo pelos bancos centrais do mundo”, explica o Financista do Canal 1Bilhão Educação Financeira, Fabrizio Gueratto.

Esta tendência pode ser reforçada por dois atos novos do Banco Central.

Seguindo a recomendação do Fundo Monetário Internacional (FMI) agora o Brasil passou a contabilizar os dados de compras e vendas de moedas digitais de brasileiros residentes do país e no exterior no saldo da balança comercial.

Além disso, as atividades de mineração, passará a contabilizar como processo produtivo, como uma fábrica que produz carros, por exemplo.

Leia a matéria completa clicando aqui.

Leia também: Visão de mercado: Bitcoin e Ether

fabrizio@guerattopress.com.br