Agenda do Dia

Banco Central não tem pressa em reduzir juros, mas já dá sinais de cortes futuros; veja o que movimenta a terça (13)

13 jun 2023, 7:45 - atualizado em 13 jun 2023, 7:46
BC, Banco Central, PIB
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, destaca que a curva futura de juros tem apresentado queda relevante no país. (Imagem: Agência Brasil)

O mercado está ansioso para saber quando o Banco Central irá iniciar os cortes na Selic, ainda mais depois dos resultados positivos da inflação de maio. A autoridade monetária segue pedindo calma, mas já começa a sinalizar cortes futuros.

Ontem, evento do setor de varejo em São Paulo, Roberto Campos Neto destacou que a curva futura de juros tem apresentado queda relevante no país.

Com isso, o presidente do Banco Central indicou, sem especificar o momento, que haverá espaço para corte na taxa básica de juros no futuro. “A curva de juros futuros tem tido queda relevante. Isso significa que o mercado está dando credibilidade ao que está sendo feito, o que abre espaço para atuação de política monetária à frente”, disse.

Já o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, Renato Dias Gomes, defende que o Comitê de Política Monetária (Copom) não deve ter pressa na redução dos juros.

Em entrevista ao Broadcast, ele apontou melhora no cenário, mas destacou que ainda há incerteza sobre o impacto da política monetária na atividade quando se considera a oferta e que a desinflação de serviços segue lenta.

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estreia a live “Conversa com o presidente”. Trata-se de um formato reeditado da fórmula usada por Jair Bolsonaro. Segundo informações do ministro da Secom, Paulo Pimenta, o programa será transmitido em todas as redes sociais de Lula e do governo. Ainda não foi confirmada a periodicidade das lives.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!

Confira a agenda de Lula desta terça-feira (13)

Horário Programação Local
08h30 Conversa com o Presidente Palácio da Alvorada
10h Reunião com o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha Palácio do Planalto
15h Reunião com o Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta Palácio do Planalto

Economia

A agenda de indicadores segue esvaziada no Brasil, mas nos Estados Unidos o mercado vive momentos de tensão. Amanhã tem decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, em inglês) e hoje sai o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de maio.

As projeções são de que a inflação em 12 meses deve recuar a 5,3%. Já o índice cheio de maio deve subir 0,1%, enquanto o núcleo avança 0,4%.

Confira a agenda econômica desta terça-feira (13)

Horário País Indicador
03h Reino Unido Taxa de desemprego (abril)
06h Zona do Euro Percepção Econômica ZEW (junho)
08h Global Relatório Mensal da OPEP
09h30 EUA Índice de Preços ao Consumidor (maio)
EUA 1º dia de reunião do FOMC
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.