Pagamentos

Banco Central libera pagamentos por WhatsApp com cartão de crédito, débito e pré pago; Zuckerberg comemora

03 mar 2023, 10:23 - atualizado em 03 mar 2023, 10:23
Banco Central
Em comunicado, o Banco Central afirma que não vai ter mais nenhum impedimento regulatório que proiba a compra em empresas com cartão de crédito (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Banco Central do Brasil anunciou nesta quinta-feira (2) que irá permitir o pagamento para pessoas e pequenos negócios por meio do aplicativo de mensagens da Meta, o WhatsApp. Em comunicado, o presidente executivo da empresa, que também é dona do Facebook, comemorou a notícia, dizendo ter planos futuros para a ferramenta.

“Atualização do WhatsApp do Brasil: o Banco Central acaba de autorizar o lançamento de nosso novo recurso de pagamento para que as pessoas possam pagar pequenas empresas diretamente no WhatsApp. Ansioso para lançar isso em breve”, comenta Mark Zuckerberg.

Em comunicado, o Banco Central afirma que não vai ter mais nenhum impedimento regulatório que proíba a compra em empresas com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M). Confira comunicado do BC na íntegra:

“O Banco Central (BC) decidiu, nesta quinta-feira (02/03), pela cessação completa das medidas coercitivas aplicadas à Mastercard Brasil Soluções de Pagamento Ltda (Mastercard) e à Visa do Brasil Empreendimentos Ltda (Visa) que haviam suspendido a realização de transações de pagamento por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp (Programa Facebook Pay) com o uso dos arranjos de pagamento de propósito de compra (P2M) e de propósito de transferência (P2P) desses instituidores.

Dessa forma, não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M). Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários deste aplicativo, autorizada em março de 2021 (P2P).

Destaca-se que, mesmo após a implementação em produção do Programa Facebook Pay, a adesão de novas instituições interessadas (credenciadores ou emissores) em participar da solução de pagamento deverá permanecer aberta.

Além disso, em respeito aos princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação, o BC determinou que o início das transações de pagamento em produção por meio do aplicativo WhatsApp deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias.”

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar