Economia

Banco Central informa vazamento de dados de usuários do Pix; confira

17 mar 2025, 11:20 - atualizado em 17 mar 2025, 11:41
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Banco Central identifica incidente de segurança com dados pessoais de 25.349 chaves de usuários do Pix (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Banco Central (BC) informou ao mercado nesta segunda-feira (17), a identificação de um incidente de segurança com dados pessoais de usuários do Pix. Os dados de natureza cadastral expostos estão vinculados a 25.349 chaves da QI SCD.

Em nota, a autoridade informou que o problema ocorreu em razão de falhas pontuais nos sistemas do BC. Mas, não foram expostos dados de natureza cadastral, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

Dessa forma, embora expostos, os dados de natureza cadastral não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

“As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento”, informam a autoridade monetária em nota.

O BC ainda afirma que já foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulamentação vigente. Além disso, o incidente tem impacto potencial baixo para os usuários.

É válido informar, que o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

Em nota ao Money Times, a QI SDC afirmou que a falha na qual expôs dados de natureza cadastral, já foi imediatamente corrigida. Confira o posicionamento da empresa:

“Cumprindo o princípio da transparência, informamos que alguns dados foram expostos devido a uma falha pontual, a qual foi imediatamente corrigida.

As informações expostas limitaram-se a dados cadastrais e não envolvem informações sigilosas. Além disso, não permitem a realização de pagamentos ou transferências, nem o acesso a contas ou a outras informações de natureza bancária.

A segurança da informação é uma prioridade para nós. Reafirmamos nosso compromisso com a melhoria contínua, visando atender aos mais altos padrões de segurança e conformidade regulatória.”

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Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
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