Economia

Banco Central Europeu sinaliza nova alta de juros para setembro

21 jul 2022, 10:42 - atualizado em 21 jul 2022, 10:42
Alta de hoje foi adiantada. (Imgem: Olivier Matthys/Pool via REUTERS)

O Banco Central Europeu anunciou nesta quinta-feira (21) uma alta de 0,50 ponto percentual em sua taxa de juros – é a primeira em 11 anos e pegou o mercado de surpresa, que projetava um aperto monetário mais brando de 0,25 pp.

No entanto, o BCE parece interessado em agir rápido: tanto o comunicado quanto a presidente Christine Lagarde sinalizaram uma nova alta na próxima reunião da autoridade monetária, em setembro.

“Em nossas próximas reuniões, uma nova normalização das taxas de juros será apropriada. Nossa trajetória futura da taxa básica de juros continuará a depender de dados e nos ajudará a cumprir nossa meta de inflação de 2% no médio prazo”, disse Lagarde.

Vale destacar que a alta de hoje foi adiantada. A autoridade monetária europeia tinha sinalizado, em junho, que estava se preparando para o reajuste dos juros e projetava que esse aumento aconteceria apenas em setembro.

Não está claro de quanto será esse novo reajuste, mas a inflação é o indicador econômico que mais preocupa. Em julho, a inflação nos últimos 12 meses foi de 8,6%, ante os 8,1% registrados em junho. Um ano antes, a alta dos preços na região estava em 1,9%. Vale lembrar que a meta de inflação do BCE é de 2%.

“A inflação continua indesejavelmente alta e deve permanecer acima da nossa meta por algum tempo. Os dados mais recentes indicam uma desaceleração do crescimento, obscurecendo as perspectivas para o segundo semestre de 2022 e além”, afirmou a presidente.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.