Banco Central Europeu ignora turbulência do SVB e aperta juros; alta foi de 0,50 pp
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira (16) a elevação da sua taxa de juros em 0,50 ponto percentual para controlar a inflação no bloco.
Trata-se da sexta alta consecutiva desde julho do ano passado, quando o BCE quebrou um jejum de 11 anos e voltou a elevar os juros para combater a inflação.
A decisão pegou o mercado de surpresa, que esperava um alívio do aperto em meio da crise bancária causada pela quebra do Silicon Valley Bank (SVB) e a crise do Credit Suisse. Segundo o Dow Jones Newswires, os bancos europeus chegaram a pedir ao BCE o adiamento da decisão de juros.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Em comunicado, a autoridade monetária destaca que a inflação segue elevada e que “o nível elevado de incerteza reforça a importância de uma abordagem dependente dos dados nas decisões do Conselho do BCE”.
O banco central também diz estar acompanhando de perto as atuais tensões no mercado e está preparado para responder conforme necessário.
“O setor bancário da área do euro é resiliente, apresentando posições de capital e liquidez fortes. Em todo o caso, o conjunto de instrumentos de política monetária do BCE permite inteiramente proporcionar, se necessário, apoio em termos de liquidez ao sistema financeiro da área do euro e preservar a transmissão regular da política monetária.”