Banco Central Europeu está “muito preocupado” com o coronavírus, afirma membra
O Banco Central Europeu (BCE) está “muito preocupado” com a disseminação do coronavírus, disse nesta quinta-feira a nova membro do Conselho Executivo do BCE, Isabel Schnabel.
“Sabemos que isso realmente está aumentando a incerteza em elevado grau, para as expectativas de crescimento global mas também é claro que para as perspectivas da zona do euro“, disse Schnabel durante discurso em Londres.
“Mas o que realmente precisamos entender quando estamos fazendo política monetária é quais são as possíveis implicações a médio prazo, e no momento isso não está claro”, completou.
O coronavírus, que surgiu pela primeira vez na China, explodiu no norte da Itália na semana passada, aumentando o medo de que uma disseminação séria no resto da Europa possa levar a região de volta à recessão.
Os mercados monetários começaram a precificar outro corte de 10 pontos base nas taxas de juros já negativas do BCE até o final do ano.
Dados divulgados nesta quinta-feira também mostraram que os empréstimos bancários a empresas da zona do euro ficaram em uma mínima de dois anos no mês passado, mesmo antes das preocupações com o vírus atingirem os níveis atuais.