Banco Central Europeu decide sobre alta na taxa de juros: Veja o que vai movimentar a sua quinta-feira (21)
Chegou o grande dia: depois de 11 anos, o Banco Central Europeu deve anunciar a sua primeira alta de juros para combater a inflação. O mercado projeta um reajuste entre 0,25 ponto percentual, mas há quem fale em 0,5 pp.
O BCE evitou ao máximo promover a alta nos juros e é um dos últimos a fazer isso. No entanto, as medidas de política monetária tomadas para enfrentar a pandemia e a guerra na Ucrânia pressionaram a inflação, que está em seu patamar mais alto em 40 anos.
A decisão do BCE sai agora de manhã e, em seguida, a presidente Christine Lagarde participa de uma entrevista coletiva para comentar a reunião da autoridade monetária.
Confira outros destaques desta quinta-feira (21):
Economia
A agenda econômica brasileira segue esvaziada, apenas com o relatório de arrecadação tributária da Receita Federal no mês de junho.
Política
Ontem, Ciro Gomes foi oficializado como candidato à Presidência pelo PDT; o vice-presidente ainda não foi definido. As convenções partidárias seguem até o dia 15 de agosto.
Internacional
O mercado está de olho mesmo no BCE, mas ainda assim serão divulgados o Índice de Atividade Industrial do Federal Reserve da Filadélfia para julho e os pedidos semanais de seguro-desemprego nos Estados Unidos.
No Japão, também saem informações sobre juros, projeção do Banco Central do Japão, inflação e atividade industrial.
Money Times é Top 10 em Investimentos!
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!