BCE reduz juros em 0,25 pp pela primeira vez em cinco anos
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira (06) a redução da sua taxa de juros em 0,25 ponto percentual. Trata-se do primeiro conte promovido pelo BCE desde setembro de 2019.
Com isso, a taxa de juros na zona do euro passa de 4% para 3,75% ao ano. Vale lembrar que a inflação do bloco está em 2,4% no acumulado de 12 meses, sendo que a meta é de 2% ao ano.
- LEIA TAMBÉM: Real é uma das moedas mais desvalorizadas do mundo – o que fazer para proteger seu patrimônio?
A autoridade monetária deu início à alta dos juros em julho de 2022. Na época, o reajuste visando o controle da inflação foi de 0,5 ponto percentual e a primeira alta promovida pelo BCE em 11 anos.
Em seu comunicado, o BCE destaca que a decisão levou em conta as perspectivas de inflação, a dinâmica da inflação subjacente e a força da transmissão da política monetária. “Agora é apropriado moderar o grau de restrição da política monetária após nove meses de manutenção das taxas estáveis”, diz o texto.
No entanto, a autoridade monetária aponta que, apesar dos progressos registados nos últimos trimestres, as pressões internas sobre os preços permanecem fortes, uma vez que o crescimento salarial é elevado e é provável que a inflação permaneça acima da meta durante o próximo ano.
“O Conselho do BCE está determinado a garantir que a inflação regresse ao seu objectivo de médio prazo de 2% em tempo útil. Mantemos as taxas diretoras suficientemente restritivas durante o tempo necessário para atingir este objetivo”, completa o comunicado.
A presidente do Banco europeu, Christine Lagarde, participa agora de manhã de uma coletiva de imprensa, onde deve indicar os próximos passos do BCE. A expectativa é de que novos cortes sejam sinalizados para as futuras reuniões de 2024.