Banco Central Europeu (BCE) acelera criação do euro digital em resposta às medidas de Donald Trump sobre criptomoedas
O euro digital deve servir como proteção dos bancos da Zona do Euro contra as últimas ordens executivas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É o que acredita Piero Cipollone, membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE).
Cipollone falava em uma reunião de políticas da autoridade monetária da Zona do Euro em Frankfurt, nesta sexta-feira (24). O conselheiro do BCE acredita que as recentes medidas de Trump devem favorecer stableoins lastreadas em dólar e impactar outras moedas.
Na última quinta-feira (23), o presidente Trump assinou a ordem executiva proibindo o desenvolvimento de uma moeda virtual de banco central (CBDC, na sigla em inglês) nos Estados Unidos e reforçando o objetivo de tornar os EUA uma referência global em tecnologia financeira.
- LEIA TAMBÉM: Criptomoeda que está ‘dando um banho nas memecoins’ pode subir até 4.900% nos próximos meses, segundo economista
No documento, a ordem inclui apoiar “a soberania do dólar, incluindo ações para promover o desenvolvimento e crescimento de stablecoins legítimas e respaldadas pelo dólar em todo o mundo”.
Assim, Cipollone alertou que a iniciativa da administração Trump poderia afastar clientes dos bancos tradicionais — isso porque stablecoins e outras criptomoedas não precisam de intermediários para serem negociadas —, o que aumentaria ainda mais a necessidade de o BCE acelerar seus planos de moeda digital.
“Acho que a palavra-chave aqui na ordem executiva de Trump é ‘mundial'”, disse Cipollone. “Essa solução, como todos sabem, desestimula ainda mais os bancos, já que eles perdem taxas, perdem clientes… Por isso precisamos de um euro digital”.
O euro digital e outras CBDCs
Uma CBDC nada mais é do que uma versão digital da moeda fiduciária de um país, regulamentada e controlada pelo Banco Central. As CBDCs têm como objetivo facilitar transações financeiras, oferecendo uma alternativa digital ao dinheiro físico.
Entretanto, uma das críticas às CBDCs é de que elas dariam ainda mais poder e controle às instituições governamentais sobre o dinheiro.
O próprio Trump já fez diversas críticas quanto à privacidade dessas moedas e se mostrou cético em relação a iniciativas governamentais que buscam modernizar o sistema financeiro. Para ele, essa seria mais uma forma do governo controlar a economia.