Agenda do Dia

Haddad resolve o fiscal, enquanto Banco Central entra em greve; confira a agenda desta terça (20)

20 fev 2024, 8:20 - atualizado em 20 fev 2024, 8:20
haddad agenda fiscal banco central lula
Agenda: Lula passa o dia com Haddad para agilizar as pautas fiscais, enquanto servidores do BC entram em greve. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Nas próximas 48 horas, os servidores do Banco Central ficarão em greve. O motivo é a falta de uma proposta do governo em relação à reivindicação da categoria de uma reformulação das carreiras da instituição.

Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) rejeitou a proposta do governo de conceder reajuste de 13%, parcelado para 2025 e 2026.

Os servidores pedem um reajuste de 36% e reestruturação da carreira. O grupo ainda pede a exigência de nível superior para o cargo de técnico, a mudança de nome do cargo de analista para auditor e a criação de uma “retribuição por produtividade institucional”, semelhante à existente para os auditores-fiscais da Receita Federal.

O Banco Central afirma que a operação padrão, que acontece desde dezembro, não tem afetado o funcionamento de serviços essenciais, como o Sistema de Transferência de Reservas, a compra e venda de títulos públicos para regular a taxa Selic e o funcionamento do Pix.

No entanto, algumas divulgações e estudos estão atrasados, como o Relatório Focus.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa o dia com o ministro Fernando Haddad para agilizar as pautas fiscais que estão travadas no Congresso. A primeira reunião será junto com os líderes do governo na Câmara dos Deputados e Senado.

O grupo deve debater sobre uma mudança no prazo para a reoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, que gerou mal-estar em Brasília durante o recesso parlamentar. Além disso, Haddad também declarou guerra ao programa Perse.

Confira a agenda do presidente Lula desta terça-feira (20)

Horário Programação Local
09h Reunião Palácio do Planalto
15h CEO Global do Citibank, Jane Fraser Palácio do Planalto
16h Ministro da Fazenda, Fernando Haddad Palácio do Planalto

Economia

A agenda econômica segue esvaziada, com os investidores aguardando a ata da última reunião do Federal Reserve. O documento, que será divulgada amanhã, detalha quais serão os próximos passos do banco central americano.

Confira a agenda econômica desta terça-feira (20)

Horário País Indicador
08h00 Brasil ICOMEX (Janeiro)
16h00 Argentina Balança Comercial (Janeiro)
18h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto API (Semanal)
20h50 Japão Balança Comercial (Janeiro)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar