CryptoTimes

Banco Central do Brasil desmente sobre testes do Real Digital

09 nov 2021, 15:03 - atualizado em 09 nov 2021, 15:03
Banco Central Selic
O anúncio, que foi publicado na PR Newswire em 3 de novembro, afirma que o Banco Central do Brasil estaria em parceria com a plataforma “Lithosphere cryptocurrency” para lançar um teste da moeda digital do banco central (CBDC). (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

O banco central do Brasil diz que as informações que circulam em um comunicado sobre um teste do Real Digital (CBDC) são falsas.

O anúncio, que foi publicado na PR Newswire em 3 de novembro, afirma que o Banco Central do Brasil estaria em parceria com a plataforma “Lithosphere cryptocurrency” para lançar um teste da moeda digital do banco central (CBDC).

De acordo com o anúncio, a Lithosphere “iniciou discussões com o Banco Central do Brasil para fazer parceria na implantação do real digital no país”.

Mas o banco central do Brasil disse ao The Block em um e-mail de 8 de novembro que a informação é falsa, o que  posteriormente foi ressaltado em artigos do BeInCrypto e do Portal do Bitcoin relatando que o anúncio não é legítimo.

O banco central do Brasil está realmente trabalhando em um CBDC, mas ainda não anunciou uma data de lançamento firme.

O comunicado à imprensa, que parece ter sido emitido pela KaJ Labs de Seattle, tem circulado no Twitter nos últimos dias. A empresa tem mais oito notícias divulgadas em sua plataforma.

Esses anúncios se concentram principalmente em promessas de doar milhões de dólares para várias causas, como os esforços de socorro da COVID-19, organizações afro-americanas sem fins lucrativos e o “fundo de defesa legal” da Ripple.

Esta não é a primeira vez que um comunicado de imprensa sobre cripto economia revelou ter informações falsas.

Na semana passada, a rede de supermercados norte-americana Kroger teve que desmascarar um comunicado à imprensa sobre a aceitação de Bitcoin Cash que acabou em sua própria página de investidor.

O Walmart também teve que corrigir o problema em setembro, depois que um comunicado de imprensa falso distribuído no GlobeNewswire incorretamente disse que estava em parceria com a Litecoin (LTC).