Agenda do Dia

Banco Central deve manter Selic em 13,75%, enquanto Federal Reserve aperta mais a economia; veja o que movimenta a quarta-feira (03)

03 maio 2023, 8:00 - atualizado em 03 maio 2023, 7:10
Juro, Banco Central Real Digital, selic, Lula
Mercado projeta a manutenção da Selic por mais um tempo. O Federal Reserve, por outro lado, vai subir a taxa de juros. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Chegou o tão esperado dia das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve. Apesar da expectativa, a Super Quarta de maio não deve ser recheada de grandes surpresas.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, já deixou claro que a autoridade monetária vai pensar duas vezes antes de reduzir a taxa Selic. Isso porque as projeções inflacionárias seguem desancoradas no longo prazo. Por isso, a expectativa é de que o juro básico permaneça em 13,75% ao ano por mais um tempo.

Ricardo Jorge, especialista em renda fixa da Quantzed, destaca que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março veio melhor do que o esperado e ajuda na condução de política monetária.

“No entanto, ainda para essa reunião, a expectativa é de manutenção dos juros. Inclusive, por causa das declarações que o Campos Neto deu no Senado, dizendo que ainda é cedo. É preciso mais consistência nos dados para que se comece um ciclo de afrouxamento monetário”, afirma.

A Selic pode até não mudar. Porém, o mercado espera que, no comunicado, o Copom traga ao menos uma luz de quando a taxa básica de juros começa a cair.

Já o Fed deve elevar a taxa em 0,25 ponto percentual (pp). Se confirmada, será a décima alta seguida nos juros dos Estados Unidos. No entanto, não é descartada uma pausa no aperto diante da instabilidade no setor bancário, pressionada agora pela falência do First Republic Bank.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (03)

Horário País Indicador
China Feriado
Japão Feriado
06h Reino Unido Taxa de desemprego (março)
08h EUA Índice do Mercado Hipotecário
09h15 EUA Relatório de emprego ADP
10h45 EUA PMI de Serviços, Composto e Global (abril)
15h EUA Reunião do Fomc
18h30 Brasil Reunião do Copom
22h45 China PMI Industrial (abril)

Política

No front político, é grande a expectativa sobre os novos diretores do BC. Segundo o ministro Fernando Haddad, o governo pode bater o martelo ainda esta semana.

Em fevereiro, acabou o mandato dos diretores de Fiscalização, Paulo Souza, e Política Monetária, Bruno Serra. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não escolheu os substitutos para os cargos.

A expectativa gira em torno de que Lula optará por nomes técnicos, de carreira do BC, ou se vai seguir por um lado político e colocar nomes com a mesma visão econômica do governo.

Hoje, porém, a agenda do presidente não traz compromissos sobre o tema, que deve seguir sem definição. Ao menos por enquanto.

Confira a agenda de Lula desta quarta-feira (03)

Horário Evento
9h Ministro da Defesa, José Múcio
10h Presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros
11h Cerimônia de assinatura do decreto do Centro de Bionegócios da Amazônia
12h30 Almoço com o Alto-Comando do Exército
15h Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
16h Ministro dos Transportes, Renan Filho, e governador do Paraná, Ratinho Júnior