Inflação

Banco Central da Turquia corta taxa de juros em 50 pontos percentuais

19 fev 2020, 9:27 - atualizado em 19 fev 2020, 9:27
BC Turquia
A inflação caiu do pico acima de 25% na esteira de uma crise cambial em 2018 que reduziu o valor da lira turca em quase 30% (Imagem: Reuters/Umit Bektas)

O banco central da Turquia reduziu sua taxa de juros em 50 pontos básicos, para 10,75%, como esperado nesta quarta-feira, sexto corte seguido e o menor até agora, em um ciclo de afrouxamento agressivo para impulsionar o crescimento econômico.

O banco reduziu sua taxa de recompra referencial de uma semana ante 11,25%, levando os juros reais ainda mais fundo em território negativo para os locais com depósitos em lira após a inflação anual ter subido para 12,15% em janeiro.

Em pesquisa da Reuters, a expectativa era de um corte de 50 pontos. Um aumento não era esperado, com as projeções variando de manutenção a uma redução de 75 pontos básicos.

A inflação caiu do pico acima de 25% na esteira de uma crise cambial em 2018 que reduziu o valor da lira turca em quase 30%. A recessão subsequente levou o crescimento econômico a desaparecer em 2019.

O banco central respondeu à crise elevando a taxa de juros a 24%, patamar em que permaneceu até julho.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar