CryptoTimes

Banco central da Suécia prevê lançamento de sua e-krona em até cinco anos

16 abr 2021, 15:18 - atualizado em 16 abr 2021, 15:18
bitcoin bandeira suécia
Uma coroa sueca digital (ou e-krona) seria uma boa pedida para os cidadãos da Suécia, já acostumados a realizar pagamentos digitais (Imagem: Pixabay/cryptostock)

O governador do Riksbank, o banco central da Suécia, apresentou um cronograma provisório para a e-krona, sua criptomoeda.

Ontem (15), a Bloomberg noticiou que o governador Stefan Ingves disse que cinco anos “é um objetivo razoável” para que o banco central da Suécia tenha uma moeda digital operacional.

Embora essa seja a primeira vez que o banco apresenta uma estimativa, um otimismo prévio para a e-krona significa que esse cronograma não é tão rápido quanto alguns previram.

Como membro da União Europeia, a Suécia sempre decidiu permanecer fora da Zona do Euro a favor da sua moeda nacional, a coroa sueca. O ecossistema de pagamentos digitais da Suécia é extremamente ativo, conforme o uso de dinheiro físico no país está entre os mais baixos do mundo.

Muitos consideram a Suécia como uma pioneira na Europa a lançar uma moeda digital emitida por banco central (CBDC) funcional, pois não possui a necessidade de agradar à ampla gama de interesses nacionais que um euro digital poderia abordar.

O próprio Riksbank sempre foi bem conservador em suas estimativas de quando lançar uma CBDC.

No fim de 2020, uma autoridade sueca anunciou o lançamento de uma revisão da praticidade da e-krona que só está prevista para novembro de 2022.