Banco Central da Rússia considera cortar taxa de juros em junho, diz presidente
O banco central da Rússia considerará reduzir sua taxa básica de juros em 1 ponto percentual em junho, disse a presidente do banco, Elvira Nabiullina, nesta sexta-feira, abrindo a possibilidade de um corte maior do que o projetado pelo mercado, à medida que o país enfrenta o novo coronavírus.
A Rússia encara uma contração econômica profunda este ano enquanto o surto de coronavírus e as quarentenas sufocam a atividade empresarial, o que levou o banco a prometer mais cortes no custo dos empréstimos depois de reduzir sua taxa básica de juros para 5,5%, de 6% em 24 de abril.
“Se a situação continuar como está neste momento, a opção de diminuir em 100 pontos-base será definitivamente considerada entre outras alternativas”, disse Nabiullina sobre a reunião do banco central da Rússia prevista para 19 de junho.
Isso levaria a taxa básica de juros para 4,5%, valor que economistas projetavam que seria atingido no final de 2020, segundo uma pesquisa da Reuters publicada em 30 de abril.
Nabiullina disse que o Produto Interno Bruto pode encolher 8% no segundo trimestre em relação ao ano anterior. Uma recuperação parcial da atividade é possível no terceiro trimestre, se as medidas de isolamento forem amenizadas em junho, informou o banco central nesta semana.