Banco Central da Rússia cogita banir as criptomoedas
A agência de notícias estatal russa, RIA, perguntou ao Banco Central da Rússia sobre sua posição a respeito das criptomoedas e a instituição financeira compartilhou que acredita que “as criptomoedas privadas não podem ser equiparadas a dinheiro fiduciário e não podem ter curso legal”. Conforme publicado pela Coindesk.
A autoridade bancária acrescentou:
“Se for decidido proibir as criptomoedas como meio de pagamento no nível legislativo, consideramos apropriado apoiar esta posição”.
O Banco da Rússia justificou ainda seu apoio a uma possível proibição das criptomoedas, acrescentando que acredita que “as criptomoedas carregam riscos significativos” relacionados à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.
A posição do Banco Central russo, vai na contramão à posição e planos de expansão da Binance em solo russo. Há poucos meses, a Binance iniciou operação local e lançou sua primeira plataforma de fiat-to-crypto, aceitando rublos para compras de criptomoedas em sua plataforma. Leia mais aqui.
Em 30 de novembro, foram negociados 1.198 BTC na Rússia, conforme dados compilados pela Coin.Dance oriundos da LocalBitcoins.
A título de comparação, o Brasil em 23 de novembro negociou meros 35 BTC.