Banco Central da Índia tem “grandes preocupações” sobre cripto, mas está desenvolvendo rúpia digital
O Banco de Reserva da Índia (RBI, na sigla em inglês), banco central do país, está preocupado com as criptomoedas, mas está desenvolvendo a rúpia digital, afirmou o presidente da instituição, Shaktikanta Das.
Em uma entrevista para a CNBC da Índia nesta quarta-feira (24), Das disse: “Nós temos grandes preocupações [sobre cripto] do ponto de vista da estabilidade financeira que informamos ao governo”.
Das não entrou em detalhes sobre essas preocupações, mas disse que o governo as está considerando, e ele espera uma decisão sobre as criptomoedas “mais cedo ou mais tarde”.
“Se for necessário, o parlamento também irá considerar e decidir”, acrescentou ele.
Há algum tempo, o RBI tem mostrado preocupações sobre as criptomoedas com relação à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e à evasão de taxas. Em 2018, o banco central impediu os bancos de facilitar transações de qualquer criptomoeda, porém a proibição foi removida pelo Supremo Tribunal da Índia no ano passado.
Apesar de o RBI ter preocupações sobre as criptomoedas, a instituição sempre apoiou o desenvolvimento da moeda digital oficial. Na entrevista de hoje, Das informou que o banco central já está desenvolvendo a rúpia digital.
“Há muito trabalho acontecendo lá”, disse Das, acrescentando que “a equipe do RBI está desenvolvendo tanto a parte de tecnologia quanto a de procedimento”.
O presidente da instituição não informou sobre a previsão de lançamento da rúpia digital, mas disse “nós estamos na disputa” e “planejamos lançá-lo” em algum momento.
“Várias pontas soltas precisam ser amarradas, mas isso está recebendo toda a nossa atenção” concluiu Das.
Esta parece ser a primeira vez que o presidente do RBI deu detalhes sobre o trabalho do banco central no desenvolvimento da moeda digital. Os comentários de Das também parecem estar de acordo com notícias recentes de que o governo indiano planeja proibir criptomoedas e regulamentar a rúpia digital por meio do “Projeto de Lei Oficial sobre Criptomoedas e Regulamentação de Moedas Digitais de 2021”.
O conteúdo desse projeto de lei ainda não foi divulgado e pode vir a público durante a atual sessão de orçamentos do parlamento, que acontecerá até 8 de abril.