CryptoTimes

Banco Central da França divulga resultados de testes com moeda digital do país

10 nov 2021, 9:27 - atualizado em 10 nov 2021, 9:27
Banco Central da França Banque de France
O Banco Central francês disse que os testes focaram na negociação e nas compensações de ativos financeiros que são representados em um livro-razão distribuído (Imagem: Reuters/Charles Platiau)

O Banco da França divulgou alguns dos resultados de seus testes com sua moeda digital emitida pelo banco central (CBDC, na sigla em inglês).

Um relatório publicado no início desta semana tinha foco nos esforços de venda em atacado da CBDC. O Banco Central francês disse que os testes focaram na negociação e nas compensações de ativos financeiros que são representados em um livro-razão distribuído.

Os testes começaram em 2020, com os detalhes iniciais tornados públicos no início deste ano.

“Esses experimentos com uma CBDC do atacado foram feitos em tempo recorde, em menos de um ano, e mostram o quão interessados no assunto estão os participantes do mercado, além de suas expectativas em relação às autoridades públicas”, disse Nathalie Aufauvre, diretora-geral de estabilidade financeira e operações, em uma declaração.

“Com a emergência de ativos financeiros de forma tokenizada, mostramos que a CBDC, quando combinada com potenciais novas tecnologias, pode garantir a compensação segura das transações desses ativos e, portanto, contribuir com o desenvolvimento seguro dessas inovações”, acrescentou Aufauvre.

Conforme era esperado, o Banco da França não seguirá para o próximo estágio com um plano concreto para o lançamento da CBDC. Ao invés disso, a instituição financeira quer realizar testes adicionais usando a tecnologia.

“Os testes levantaram algumas questões importantes que precisam ser melhor examinadas”, afirmou o Banco Central.

Os desenvolvimentos da CBDC francesa acontecem em meio a outros projetos de pesquisa e desenvolvimento com foco em moeda digital de outros bancos centrais pelo mundo, incluindo o Federal Reserve dos Estados Unidos.