Banco central da Estônia lança projeto de pesquisa sobre criptomoedas
Eesti Pank, o banco central da Estônia, lançou um projeto de pesquisa “multianual” sobre criptomoedas.
O projeto visa determinar se o KSI Blockchain, já desenvolvido pelas iniciativas digitais do governo estoniano, é adequado para o lançamento de uma moeda digital emitida por banco central (CBDC) que funcione junto com o dinheiro em espécie.
Guardtime, uma das desenvolvedoras do KSI Blockchain, e SW7 Group, startup londrina de tecnologia, trabalharão com o banco central no projeto de pesquisa.
“Guardtime é a parceira de blockchain a longo prazo do governo e é uma líder global em seu ramo”, disse Rainer Olt, chefe do departamento de sistemas de pagamento e liquidação do Eesti Pank.
O projeto será executado em diversas fases e foi planejado para durar cerca de dois anos.
“A primeira fase irá determinar a arquitetura de uma plataforma escalável, utilizável e criptograficamente seguro para atender as necessidades de uma CBDC, incluindo requisitos rigorosos de velocidade, segurança, privacidade e resiliência”, disse o banco central.
Esta notícia vem logo após o relatório da semana passada sobre um euro digital do Banco Central Europeu (BCE), que encoraja pesquisa sobre os benefícios e desvantagens de emitir CBDCs no bloco econômico.
Por que bancos centrais têm interesse em criptomoedas?